sexta-feira, 28 de setembro de 2007

TBlogWA, modelo de blog organizacional?

Com o intuito de fazer o fechamento dessas nossas discussões em torno de umas novas tecnologias existentes, os blogs, proponho, através da análise de um exemplo real, a tentativa de se chegar a um consenso sobre o que é e quais são as funções de um blog empresarial .
Para tanto, escolhi o blog da TBWA Lisboa, um dos maiores grupos de comunicação do mundo e que possui em seu portfólio clientes como Mc Donalds, Absolut Vodka, Escolas Cambridge, Antena 2 rádio, entre outros. A TBWA criou seu blog em 2004, sendo sua primeira aparição na internet. O diretor da agência Sérgio Santos afirmou que a criação deste, ou do TBlogWA, como ele mesmo chama, se deve a este ser “um meio por excelência de comunicação ‘2way’: um canal de comunicação espontâneo e interativo, que tem capacidade de ligar pessoas, ligar conversas e ligar idéias”.
O TBlogWA possui uma linha editorial estratégica bem definida que consiste em postar conteúdo que chame a atenção de seus visitantes. (clientes, potenciais clientes, estudantes, curiosos, funcionários, entre outros) Há um responsável que faz a manutenção e ainda classifica as conteúdos em 8 categorias distintas: Agência, Criatividade, Livros, Notícias, Opinião, Pessoas, Tendências e “Disruption”.
Focando na área interna da agência , segundo Sergio Santos, os trabalhadores da agência reagiram positivamente a criação do blog “existe um grande sentimento de pertença e de comunidade muito mais abrangente, dado o fato de partilharmos informação e situações diárias abertamente com todos os que visitam o TBlogWA”.
Realizou-se uma pesquisa com os funcionários da agência tentanto descobrir qual o impacto – se ele existiu - que a criação do blog acarretou nos processos comunicacionais relativos a agência. Os resultados foram de que todos os participantes que responderam o questionário consideraram o TBlogWA um meio de comunicação organizacional externo e interno. 47% visitam todos os dias e 73% consideraram que reforçou o espírito de equipe da agencia, espaço livre de opinião.
E agora? Proponho neste momento a análise deste blog e que através dos comentários iniciemos uma discussão sobre as funções e características dos blogs organizacionais. Acessem
http://www.tbwa.pt/tblogwa/SobreNos.php

Graziela Scabora

Fonte:
http://www.tbwa.pt/tblogwa/SobreNos.php
http://blog.lisbonlab.com/estudos/o-papel-dos-blogues-na-comunicacao-organizacional/#42

Um comentário:

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Creio que houve muita reprodução das informações do site(http://blog.lisbonlab.com/estudos/o-papel-dos-blogues-na-comunicacao-organizacional/#42). Por que não utilizar a navegação no próprio blog para os comentários? Por que não fazer uma entrevista direta com o mentor do blog? Por que não buscar um exemplo brasileiro, seja similar ou diferente?