Conforme textos postados anteriormente, pudemos observar que com o avanço da tecnologia hoje o blog pode ser utilizado como ferramenta na Comunicação Organizacional de algumas empresas.
Nesse contexto, podemos dizer que há pontos positivos e negativos ao utilizá-lo em empresas e, conforme o que já foi postado no blog sobre os aspectos positivos, abordarei um pouco dos aspectos negativos de se utilizar essa essa ferramenta na Comunicação Empresarial.
De acordo com o artigo número 5 da revista “RP em Revista” de Agosto de 2007, alguns desses pontos negativos são:
- Exige trabalho dedicado e temas que não só interessem, mas envolvam a comunidade;
- Não permite resposta ao feedback de forma direcionada. O feedback pode ser feito a partir de textos que comentem o conteúdo dos comentários dos usuários, mas sempre de forma genérica e nunca personalizada;
- A falta de cultura ainda atrapalha o amadurecimento desta nova ferramenta. Existe muita confusão e medo em relação a blogs e muitas empresas ainda não entenderam o objetivo deste fórum de discussão virtual;
- Além disso, por tratar-se de um espaço aberto, é preciso tomar cuidado com o que será escrito, já que a informação vale ouro nos tempos virtuais. Seus concorrentes podem “roubar” suas idéias ou conceitos.
Dessa forma, pode-se concluir que as empresas que desejam fazer um blog empresarial devem tomar extremo cuidado com tudo que vão escrever e a forma como vão fazê-lo, uma vez que por ser um meio impessoal de se comunicar, pode ser que a idéia transmitida não seja coerente com aquilo que se desejava passar. Além disso, o medo que ainda existe sobre algumas novas tecnologias podem fazer com que a credibilidade das informações diminua, deixando o público indeciso sobre as informações que são postadas.
Por último, as enpresas devem estar abertas a receber críticas e ter extremo cuidado com as informações que são transmitidas, a fim de não deixar os aspectos negativos sobressaírem aos aspectos positivos e tornar o blog uma ferramenta que impeça o melhor desenvolvimento da empresa.
Nesse contexto, podemos dizer que há pontos positivos e negativos ao utilizá-lo em empresas e, conforme o que já foi postado no blog sobre os aspectos positivos, abordarei um pouco dos aspectos negativos de se utilizar essa essa ferramenta na Comunicação Empresarial.
De acordo com o artigo número 5 da revista “RP em Revista” de Agosto de 2007, alguns desses pontos negativos são:
- Exige trabalho dedicado e temas que não só interessem, mas envolvam a comunidade;
- Não permite resposta ao feedback de forma direcionada. O feedback pode ser feito a partir de textos que comentem o conteúdo dos comentários dos usuários, mas sempre de forma genérica e nunca personalizada;
- A falta de cultura ainda atrapalha o amadurecimento desta nova ferramenta. Existe muita confusão e medo em relação a blogs e muitas empresas ainda não entenderam o objetivo deste fórum de discussão virtual;
- Além disso, por tratar-se de um espaço aberto, é preciso tomar cuidado com o que será escrito, já que a informação vale ouro nos tempos virtuais. Seus concorrentes podem “roubar” suas idéias ou conceitos.
Dessa forma, pode-se concluir que as empresas que desejam fazer um blog empresarial devem tomar extremo cuidado com tudo que vão escrever e a forma como vão fazê-lo, uma vez que por ser um meio impessoal de se comunicar, pode ser que a idéia transmitida não seja coerente com aquilo que se desejava passar. Além disso, o medo que ainda existe sobre algumas novas tecnologias podem fazer com que a credibilidade das informações diminua, deixando o público indeciso sobre as informações que são postadas.
Por último, as enpresas devem estar abertas a receber críticas e ter extremo cuidado com as informações que são transmitidas, a fim de não deixar os aspectos negativos sobressaírem aos aspectos positivos e tornar o blog uma ferramenta que impeça o melhor desenvolvimento da empresa.
Cláudia Sumitomo
2 comentários:
Claudia, não seria um exagero generalizarmos em aspectos negativos e positivos este tipo de utilização sem buscarmos a compreensão mais específica dos contextos organizacionais de cada caso de uso. Vejo a necessidade da análise destas particularidades antes de adentrarmos nesta prescrição.
Olá, meninas!
Parabéns pelo Blog e pela iniciativa. Sou RP em Belo Horizonte - MG e gostei bastante da proposta de vocês.
Abraço,
Milena de Almeida.
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