sábado, 22 de setembro de 2007

Dicas para a criação de um blog empresarial

Continuando a discussão sobre blogs e Relações Públicas, apesar de existir ainda alguns pontos negativos já citados quanto aos blogs, mais uma vez é reafirmada a idéia de que o profissional de Relações Publicas deve estar sempre atualizado diante das novas tecnologias para que possa inserir sua organização na rede, uma vez que estamos vivendo uma era em que a tecnologia da informação avança e se mostra cada vez mais importante para a rapidez da disseminação das informações e maior acesso às mesmas. E, nesse caso, fica mais do que comprovado de que o blog pode ser uma importante ferramenta para que tal inserção ocorra.
No texto de Carolina Terra, mestranda da ECA-USP (
http://www.eca.usp.br/caligrama/n_2/9%20CarolinaTerra.pdf) podemos evidenciar que a Internet transformou a comunicação e que as organizações devem se utilizar desse artifício para que possam atingir seus públicos de forma ágil e mais abrangente.
"Na visão estratégica das empresas, está transparente como água que a
sobrevivência a longo prazo depende da habilidade da empresa de participar da
rede". (Póvoa, 2000:34 in TERRA,
http://www.eca.usp.br/caligrama/n_2/9%20CarolinaTerra.pdf)
Nesse processo, aqui vão algumas dicas para que uma organização possa se sair bem na hora de criar seu blog.
- Primeiramente definir qual é o público que se deseja atingir e se o mesmo poderá ter acesso às informações postadas;
- Postar somente informações verdadeiras e interessantes, que façam com que o público retorne;
- Manter o blog sempre atualizado;
- Abrir espaços para comentários e, de preferência, dar o feed-back a todos;- Por fim, manter um relacionamento saudável com o cliente e deixar evidente que esse é um espaço dele e para ele, e que a organização estará sempre disposta a atender suas necessidades.


Cibeli Cordeiro

4 comentários:

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Cibeli,
Vejo que a questão das novas tecnologias precisam ser discutidas por todos os profissionais de comunicação e não só pelo RP.
J. Taylor, teórico canadense, vai tratar de forma aguda sobre estas questões, formulando uma teoria comunicacional das organizações.
Este tipo de discussão, sobretudo, deve ser encaminhada não de forma prescritiva, mas com um teor analítico e reflexivo.

PS: Carolina já finalizou o mestrado na ECA.

Ricardo IMeB disse...

Gostei muito da sua publicação, parabens, será que poderia me dar mais dicas sobre criar um blog empresarial? Por exemplo qual blog eu devo usar pra minha empresa? Aguardo se possível por e-mail!]

r.lisboa@ymail.com

baxakii disse...

Olá sou especialista de SEO da empresa SE e gostaria de firmar uma parceria de link entre os blogs.
Aceitaria parceria?
Caso aceite, coloque nosso link ( http://www.sucessoempresarial.com/ ) com o texto ancora desta forma: Sucesso Empresarial

Codigo:

Sucesso Empresarial



Nosso Blog: http://www.sucessoempresarial.com/blog

baxakii disse...

Olá sou especialista de SEO da empresa SE e gostaria de firmar uma parceria de link entre os blogs.
Aceitaria parceria?
Caso aceite, coloque nosso link ( http://www.sucessoempresarial.com/ ) com o texto ancora desta forma: Sucesso Empresarial

Codigo:

Sucesso Empresarial


Nosso Blog: http://www.sucessoempresarial.com/blog