sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Ombudsman - Sem ressentimentos!!

Pessoal, o grupo se ocupou esta semana em realizar o “Ombudsman” apresentado pelo Prof. Arlindo em aula. Fizemos algumas observações e a partir delas tecemos algumas considerações dos blogs até então criados. Esperamos que sejam úteis aos fundadores de cada blog e que as críticas sirvam como dicas e caminhos para aprimorar cada blog. Sem ressentimentos, por favor!!

O blog “Conhecendo Relações Públicas” trouxe em suas postagens temáticas inovadoras sobre o papel das Relações Públicas em diferentes ramos de atuação. O grupo utilizou uma linguagem mais informal o que aproxima o público ao conteúdo apresentado além da facilidade na compreensão dos textos. Alguns textos foram subdivididos o que também facilita a leitura de quem acessa o blog. Porém, a postagem que tematiza o papel dos RP nas Pesquisas, poderia ter sido mais concisa, objetiva e aprofundar mais sobre o tema, abordando cases que exemplifiquem o papel deste profissional nesta área de atuação. Interessante a iniciativa do grupo em apresentar o link do ERERP, que foi um evento atual e que faz uma ponte com a temática do blog.

O blog “Relações Possíveis” utiliza uma linguagem mais coloquial nas postagens até então realizadas. Esta característica é interessante, visto que aproxima o leitor do conteúdo apresentado nos textos, por ser muito próxima à linguagem da fala, porém poderia ter sido um pouco mais cuidadosa no que se refere a esta “aproximação”. Termos como: “povo”, “tá cansado”, “ aí”, “ a gente” e repetições próximas no decorrer dos textos trazem uma imagem de falta de cuidado e atenção ao que foi publicado no blog. A postagem “ERERP – Quais Relações” foi uma iniciativa do grupo muito interessante, porém, por se tratar de uma postagem, poderia aprofundar mais a temática ao invés de citar apenas o link e tecer um histórico geral com as informações básicas do evento. Outra característica que deveria ter sido notada pelo grupo foi a existência de duas postagens idênticas como ocorrem em “Olá aos Navegantes” e “Alô aos Navegantes”. O grupo poderia ter sido um pouco mais cuidadoso.

O blog “Relações Públicas – Ação e Percepção” trouxe em suas postagens temáticas bastante interessantes, porém pouco aprofundadas. Poderiam utilizar cases que exemplificassem cada temática e que acrescentassem informações ao leitor das postagens. A linguagem utilizada foi informal que não desqualifica os conteúdos das postagens até então publicadas. A iniciativa do grupo trazendo o quadro: “Dica de leitura” foi significativa em que apresenta livros e uma breve sinopse das temáticas dos respectivos livros.

O blog “COMfabulando RP” abordou temáticas bastante discutidas por alunos e profissionais de Relações Públicas, como por exemplo a questão da assessoria de imprensa ser ferramenta dos Relações Públicas ou dos Jornalistas. Porém a segunda postagem que procura aprofundar a temática, não traz argumentos que fazem o leitor refletir um pouco mais ou ainda algum exemplo que aprofunde o assunto apresentado. A postagem sobre o Second Life também foi muito interessante, visto que se trata de uma mídia atual e que é uma ferramenta que já fez grandes contribuições à comunicação e que promete evoluir ainda mais. Muito interessante também foi a explicação do título do blog que apresenta as origens e o objetivo do grupo para com o blog.

O blog “Manga com Leite” apresentou um layout muito bacana e temáticas bastante inovadoras que aprofundaram os assuntos apresentados. A linguagem das postagens foi bastante acessível e que muitas vezes traz o leitor a opinar sobre as discussões levantadas. Uma iniciativa muito importante foi que em algumas postagens há a bibliografia ou até mesmo as referências eletrônicas de onde as alunas se inspiraram e fizeram algumas citações.

O blog “RP pra quê” utilizou-se de personagens e as respectivas características dos reais fundadores o blog. A linguagem utilizada pelo grupo nos textos publicados foi bastante informal que não desqualificam as postagens além de trazer o leitor a constantes reflexões com perguntas freqüentes no decorrer dos textos.
O blog “Relações Públicas e as Novas Interfaces” traz um layout muito bacana com imagens que apresentam e sintetizam os textos postados. As fundadoras do blog poderiam ter atentado um pouco mais às fontes dos textos apresentados no blog, em que os demais blogs também não tiveram tal preocupação, porém nesta página a diferença entre as fontes e seus respectivos tamanhos é bem aparente.

O blog “RP pra você!” traz também um layout muito colorido e que atrai a leitura de quem o acessa. O objetivo apresentado está bastante claro em um texto sucinto, bem como os textos postados trouxeram diferentes temáticas em que trazem uma linguagem informal que aproxima ainda mais o leitor ao conteúdo apresentado. Muito interessante a iniciativa do grupo em apresentar um filme que mostra a discussão apresentada por um dos textos postados.

O blog “RP em discussão” possui um layout muito semelhante ao do “RP pra você!” o que poderia ter sido mudado por algum dos grupos em destaque. As temáticas apresentadas foram de certa maneira interessantes, porém a estrutura dos textos poderiam ter sido reavaliadas, em que é extenso e dificulta a leitura de quem acessa o blog. Muito importantes foram as iniciativas do grupo com a apresentação de softwares aos alunos e profissionais da área e com os artigos atuais publicados em diferentes veículos de comunicação que abordam a profissão de Relações Públicas.

2 comentários:

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Fizeram um bom apanhado e cumpriram o objetivo de analisar os trabalhos dos demais alunos. Penso que o espaço está aberto para as eventuais réplicas.

Ronaldo Bisnaga disse...

Hum achei que vocês iam ser mais incisivas... Tá faltando bisnaga, pessoal!