domingo, 7 de outubro de 2007

O Second Life e as estratégias de comunicação

Na postagem anterior foi explicado um pouco sobre o fenômeno virtual Second Life e as atividades que usuários e até mesmo empresas podem fazer nessa outra realidade.
Para dar continuidade, veremos como profissionais de comunicação, no caso o Relações Públicas, podem se utilizar dessa nova tecnologia como ferramentas de comunicação.
Para começar, podemos dizer que o Second Life se deve a uma empresa de Relações Públicas chamada Lewis Global Public Relations (www. lewispr.com) que cuida das estratégias de relacionamento presentes no mundo virtual.
E não é só isso, atualmente, diversas empresas estão investindo no Second Life como um mercado de comunicação e marketing a fim de fazer a divulgação de sua empresa e de seus serviços, dentro de um jogo que movimenta enormes quantidades de dinheiro com compra e venda de produtos para dar mais vida aos personagens do Second Life.
Assim, seguem os exemplos:
- Credicard: a empresa montou pontos de atendimento virtual com direito, até mesmo, a uma atendente chamada Tati Gentil que realmente é controlada por uma pessoa de fora do Second Life. Além disso, há toda identidade visual da Credicard e ainda, uma caixa de sugestões, na qual podem ser enviados formulários ao mundo real.
- PSDB: nem os partidos políticos escapam da tentativa de colocar sua marca no Second Life. O partido político PSDB possui uma sede virtual com textos informativos sobre a ideologia do partido no mundo virtual e, assim que o usuário visita a sede do partido, ganha uma camiseta do mesmo para colocar no seu personagem.
- Bradesco: a empresa instalou na cidade virtual, onde há grande concentração de brasileiros, relógios urbanos com a Marca Bradesco, marcando o horário do mundo real e do mundo virtual.
Enfim, precisamos tomar o cuidado de investir nessas novas tecnologias na medida certa, e sem deixar de lado o mais importante, o mundo real, no qual uma quantidade ainda maior de pessoas pode estar precisando dos serviços de sua empresa.


Cláudia Sumitomo

3 comentários:

COMfabulando RP disse...

Galera,

Dêem uma olhada em nosso blog no post "Do real... ao Second Life Brasil" e leiam algumas opiniões da galera para complementar o post de vocês! Vale a pena falar do assunto!
Ariane Suaiden

Erik Simões disse...

Claudia, gostei muito do seu comentário final.
tecnologia tem que ser pra complemantar e não para substituir. Infelizmente muitas pessoas mergulham no campo da tecnologia e esquece que isso não é um milagre e não traz so beneficios.

Abraço!

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Mais uma vez, ressalto que o blog de vocês apresenta textos bem delineados e focados com a proposta inicial. Ficar atento aos fenômenos das mídias é essencial aos comunicadores, qual seja a área específica.