quarta-feira, 17 de outubro de 2007

ORKUT - ORGANIZACIONAL

O Orkut é, atualmente, o maior site de relacionamentos de todo o mundo e que deixou de ser apenas um instrumento utilizado pelos jovens e ganhou espaço na comunicação organizacional. Seu importante papel não se vale apenas à criação das denominadas “Comunidades” que podem ter o papel de integrar o público interno de uma organização, mas também auxilia o profissional de Relações Públicas no quesito pesquisa, identificando o perfil e tendências do público alvo. O site de relacionamento também pode ter a função de auxiliar as empresas a diagnosticar imagem que possui, bem como traçar um planejamento estratégico através dos conteúdos postados em algumas comunidades ou perfis característicos do seu principal público alvo.
O profissional Responsável pela Comunicação de uma empresa deve estar atento aos principais veículos de comunicação que seu público alvo possa fazer uso, bem como saber explorar ao máximo as informações que os mesmos podem fornecer à organização. Contudo, o famoso site de relacionamentos pode trazer ameaças às empresas que deve preocupar-se com perfis falsos e comunidades negativas à imagem organizacional.
O grupo encontrou duas matérias que abordam os dois lados que o Orkut pode ter dentro de uma organização:
A aluna Daniela Barbieri Fofonka Gomes da Universidade Luterana do Brasil desenvolveu um trabalho premiado pela Intercom que tem como título: “A Utilização do Orkut como Instrumento de Relações Públicas de Dupla Via com o Usuário de Transporte Coletivo no Município de Cachoeirinha”. O trabalho da aluna apresenta o Orkut como um site que auxilia na identificação da imagem da organização para o público interno da mesma e qual seu papel diante do conteúdo das mensagens postadas. Para ter acesso a todo o conteúdo deste trabalho e ter acesso à pesquisa qualitativa realizada pela aluna, basta acessar: http://200.204.77.119/multevento/intercom/2007/sul/cdrom/cd/resumos/R0448-1.pdf
Outra realidade abordada pela Revista Exame de novembro de 2006, contextualiza o lado negativo do Orkut nas organizações apresentando a solicitação da Justiça Brasileira ao portal Google de identificar o responsável pela criação do perfil falso de Eugênio Carlos Deliberato, presidente da Firestone. No site de relacionamentos o perfil falso do executivo apresentava conteúdo que comprometia a empresa e a vida pessoal de Deliberato. Para conferir a matéria e acesse: http://portalexame.abril.com.br/degustacao/secure/degustacao.do?COD_SITE=35&COD_RECURSO=211&URL_RETORNO=http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0881/tecnologia/m0116544.html
Diante dos dois exemplos apresentados, pode-se notar a responsabilidade que o profissional de Relações Públicas deve adotar com os principais sites de relacionamentos que podem trazer benefícios aos negócios e a imagem da organização bem como pode ser um grande vilão. Para tanto, o profissional deve estar atento às mudanças, tendências e pesquisar diariamente os diversos sites e às notícias que podem ser repassadas nos diferentes veículos de comunicação.
Opine você também sobre os pontos negativos e positivos que o Orkut pode trazer às organizações, bem como discorra sobre casos de que tenha conhecimento!

3 comentários:

Taninha disse...

Oi gente!! Só queria pedir pra vcs colocarem nosso blog nos destaques tb. É https://rpemmercado.blogspot.com. Acho que como a gente mandou o link depois vcs acabaram não pegando! Obrigada!!

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Achei que a abordagem do texto de vocês está bastante focada, o que se torna um ganho em termos da tipologia textual do blog.

Belinha disse...

Olá meninas, gostei muito do blog de vocês, pois, sou estudante de RP e estou fazendo um trabalho sobre as novas mídias que estão sendo usadas pelos RPs. Os textos foram de grande importância para minha pesquisa.Abraço
Janaína Santos